.

domingo, 24 de junho de 2012

FIlmes 2012: Prometheus

Em Prometheus, cientistas a bordo de uma nave procuram entrar em contado com os Engenheiros: uma raça alienígena que pode ter gerado a vida na Terra. Para a desgraça deles, acabam encontrando muito mais do que esperavam.

Um Engenheiro, em uma cena impressionante no início do filme.

Dirigido por Ridley Scott, o mesmo diretor de Alien,  Prometheus se passa no mesmo mundo, e seria uma origem ao cenário encontrado pela tripulação de Alien. Pelos trailers, o filme prometia.

Os efeitos especiais são impressionantes. O filme não mede esforços para dar vida às criaturas. A obra de H.R.Giger (o pintor que, no Alien original, criou o visual do Alien e todo cenário do lugar onde se passa Prometheus) é vista neste filme misturada com um visual mais simples, mais orgânico, liso e pálido, menos mecânico e com menos detalhes que a criatura do filme original (H.R.Giger é conhecido por mesclar visuais biológicos e mecânicos, criando algo inteiramente novo, alienígena e assustador).

Cena íntima...

Uma das coisas que me incomodaram neste filme foi a natureza das criaturas. Um dos melhores pontos de Alien é que a criatura segue uma lógica em sua biologia, que possui diversas fases. O espectador fica curioso em saber no que a criatura está evoluindo. Em Prometheus, as alterações não passam de criaturas novas aleatórias. A biologia das criaturas não seguem nenhuma lógica e não fazem nenhum sentido, não passando de um show de gosma e aberrações sem propósito. A exceção são os Engenheiros, que são seres humanóides parecidos com humanos.

Uma das criaturas, carinhosamente chamada de trilobite.
A estória de Prometheus, sobre encontrar os criadores da vida na terra, promete muito, mas acaba se perdendo num script pobre, que acaba fazendo com que atores bons, como Guy Pierce e Michael Fassbender, pareçam medíocres com atuações que não se encaixam com as situações. Para citar 2 exemplos, seguem spoilers no parágrafo seguinte (não leia se você ainda não assistiu o filme).

Em um momento, vemos uma personagem lutando pela vida para retirar um alienígena que está em seu corpo. Logo depois vemos outros personagens, que estavam cientes da contaminação dela, agindo de forma tranquila como se nada tivesse ocorrendo, mesmo aos gemidos e gritos de dor da atriz. Em outra cena, vemos tripulantes tomando a decisão entre sair ilesos do planeta, ou se sacrificar. O sacrifício é decidido em segundos, e a reação dos personagens é tranquila.

Outro ponto negativo é que o filme deixa muitas perguntas no ar. A idéis é deixar o filme aberto a interpretações, mas acaba por frustrar o espectador.

Estas coisas acabam dando um ar de filme B a Prometheus, mesmo com os efeitos especiais de ponta e premissa interessante. Apesar disso, o filme acaba sendo interessante. A qualidade ainda é muito superior e mais interessante que outros filmes da série, como Alien vs Predador. Prometheus é bem sucedido em trazer um bom filme de ficção científica. Ele só não vive às espectativas do filme original, em parte devido à ambição da estória.

A estória expande muito o universo de aliens, ao mesmo tempo que ignora completamente os filmes desde Alien vs Predador. Porém, ela procura ter pouca ligação com o universo de Alien. De fato, não faz muito sentido este filme se passar no universo de Alien. As criaturas são diferentes, as estórias não tem muita ligação. Seria melhor se este filme fosse original, não usando nenhum elemento de Alien.

Prometheus é um bom filme de ficção, mas não é tão memorável como Alien e nem vive às espectativas que foram geradas durante sua produção.



Um comentário:

  1. Ridley Scott estava com preguiça de pensar, daí esse conjunto de personagens sem profundidade, diálogos sem inteligência e completa ausência de dramaticidade que poderia dar um toque de humanidade.

    ResponderExcluir