.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Filmes 2012: Anjos da Lei

                            Filmes 2012:   Anjos da Lei

“Maybe I didn't treat you. Quite as good as I should have. Maybe I didn't love you, quite as often as I could have. Little things I should have said and done, I just never took the time, you were always on my mind. You were always on my mind.” Na voz de Pet Shop Boys, um clássico de Elvis ganhava uma batida dance e pop na série Anjos da Lei, nos anos 80.
 
O filme retoma ...a mesma história de jovens policiais infiltrados entre alunos de colegial para descobrir quadrilhas de tráfico de drogas que atuam nas escolas, mas alterna bastante o estilo de abordar essa história, o que aproxima a experiência de assistir ao filme da experiência de ouvir Always on my mind na voz dos Pet Shop Boys, pois Jonah Hill que escreve o roteiro transformou uma aventura policial em uma comédia, uma boa comédia.
 
 
 
 

 
Assim voltamos para os anos 80, quando Ferris Bueller revolucionou as comédias de situação ao chamar a câmera para conversar em diálogos intimistas rápidos e descolados. Os diálogos passaram a sedimentar melhor o seu papel na comédia numa fase em que as piadas eram um território livre. Esse território passou a ser moralmente regulado nos anos 90, mas no século XXI o humor foi buscar inspiração nos politicamente incorretos anos 80.
 

O humor atual é bem descrito num filme dramático sobre a comédia com Adam Sandler, Seth Green e o próprio Jonah Hill em “Tá rindo de quê?” e esse humor constrói o riso fácil que acompanha o espectador que assiste “Anjos da Lei”, um filme genuinamente engraçado que encontrou os anos 80 no humor, ainda que a série no qual se inspira seja um legítimo policial.
 
 

Jonah Hill, que concorreu à estatueta de ator coadjuvante nesse ano por “O Homem que mudou o jogo” mostra o seu talento como roteirista, desconstituindo a seriedade de uma série Cult, para formar ao lado de Channing Tatum uma parceria que relembra comédias fáceis e hilárias como “Apertem os cintos o piloto sumiu” “SOS tem um louco solto no espaço” e outros clássicos que construíram o riso na época em que quem cantava “Aways on my mind” era Pet Shop Boys e “I can’t help falling in Love” UB-40, uma década que tinha um estilo próprio, ainda que não se baseasse na originalidade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário