.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Oscar 2012: Cavalo de Guerra

Um filme de Spielberg é sempre um filme de Spielberg, e só por esse motivo já valeria a pena assistir a Cavalo de Guerra, adaptação para o cinema do livro homônimo.

A mistura entre emoção e aventura é uma marca característica do diretor vista em filmes como "O império do Sol", "A lista de Schindler" e "O resgate do soldado Ryan". Se esses três filmes falam sobre a guerra, o mesmo acontece com "O cavalo de guerra", é como se Spielberg visse um conflito da magnitude de uma guerra como o cenário catalizador do caráter humano, pois permite uma maior exteriorização do significado de honra, lealdade, coragem, determinação.

Ao contrário de outros diretores que já fizeram grandes filmes onde a guerra é questionada pelos próprios soldados, algo visto em "Além da Linha Vermelha", "Apocalypse Now", "Platoon", a lógica de Spielberg não conduz a esse tipo de questionamento, sua crítica à guerra é vista na força das imagens de batalha, na dor experimentada pelos personagens que não questionam o porque de estarem lá.



Em "Cavalo de Guerra" a trama é conduzida pelos caminhos e descaminhos de um cavalo determinado, que ganha a admiração das pessoas pela manifestação incessante dessa determinação. A coragem é o fio condutor de uma trama que aborda não apenas os horrores da guerra, mas a construção de verdadeiras histórias de amizade dentro desse mundo de horror.

Destaque para uma magnífica cena próxima do fim do filme que se passa entre as trincheiras alemãs e inglesas, que mostra o devido lugar do nacionalismo numa situação verdadeiramente atípica dentro do quadro irracional da guerra.

Belas paisagens que podem render um oscar de fotografia e a magia de Spielberg valem o ingresso para assistir a um filme que não fará feio na disputa pelo oscar de melhor filme, pois a coragem é uma virtude rara, que se torna ordinariamente comum nas imagens líricas postas pela câmera de um diretor como Steven Spielberg.

Comentários de FREDERICO POLES BORGONOVI 


Nenhum comentário:

Postar um comentário