.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Filmes Clássicos: V de Vingança


 Parece um pouco estranho começar uma série de comentários sobre clássicos com um filme como “V de Vingança” um filme relativamente novo (de 2006) que não teve uma grande aceitação pela crítica, mas que conquistou uma enorme legião de fãs entre os seus espectadores, e cuja máscara símbolo vêm ganhando as ruas em todos os protestos que ecoam ao redor do mundo, o que já serve para começar a explicar o porquê desse filme, baseado numa história em quadrinhos estar aqui.

O filme mistura duas situações distintas, a busca por vingança e a busca pela liberdade ou pela democracia. Se por um lado o filme não acrescenta tanta coisa além de uma bela trilha sonora de Tchaikovsky e Tom Jobim e do toque romântico das rosas dadas às vítimas antes da morte, pelo outro, o filme exala revolução no sentido atribuído ao termo por Sieyès ao legitimar a invocação do poder pelo povo.


Em um determinado momento do filme, o revolucionário V diz que um povo não deve temer o seu governo, mas sim o governo temer o povo, algo que remonta à desobediência civil de Thoreau, mas com um potencial ativo muito maior, o mesmo potencial que fez com que a Revolução Francesa mudasse o conceito de revolução então vigente.

O criador dos quadrinhos que deram origem ao filme, Alan Moore, disse em recente entrevista ao jornal inglês The Guardian: "Imagino que quando estava escrevendo 'V de vingança' pensava no fundo do meu coração: 'Não seria ótimo se essas idéias tivessem impacto?'. Então quando você começa a ver a fantasia indolente invadir o mundo real... é peculiar. Sinto como se um personagem que criei há 30 anos de alguma forma escapasse do mundo da ficção."


Hoje o personagem de “V de Vingança” é praticamente um sinônimo de revolução, tornando-se símbolo do movimento Anonymous, que defende a anarquia no mundo virtual numa luta contra as leis antipirataria americanas, por meio de ações coreografadas baseadas nas limitações de tráfego do sistema. A máscara de “V” pôde ser vista, ainda, nas manifestações contra a crise econômica mundial, contra os regimes autoritários no Egito, Síria, Líbia, como uma forma de mostrar ao Estado quem são os reais detentores do poder, o que por vezes se confunde com aquilo que a teoria do direito constitucional chama de “poder constituinte originário” e que a filosofia política chama puramente de revolução.

“V de Vingança” não é o melhor filme já feito, não tem a melhor história, melhores atores ou melhores efeitos, mas tem um enorme potencial de se tornar um clássico do cinema, que cresce à medida que a instabilidade política, o abuso de poder e a crise se colocam como uma realidade imposta a uma sociedade que ainda sonha, no fundo, em tornar o mundo um lugar melhor seguindo a lógica descrita por Gregório de Matos de tornar as partes anônimas, o todo.



Comentários de FREDERICO POLES BORGONOVI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário