.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Filmes de 2011: The Thing (O Enigma de Outro Mundo) (2011)

Considero o "The Thing" de John Carpenter, de 1982, com Kurt Russel, um dos mais assustadores filmes de terror com ficção cientifica que já assisti. No filme, um grupo de cientistas isolados na Antártida entram em contato com uma forma de vida nada amigável. É simplesmente a criatura mais assustadora e grotesca ja concebida para um filme, ou para uma estória de terror (Com excessão das estórias de H. P. Lovecraft, apesar de não ficar muito atrás). "The Thing", o título em inglês, significa "A Coisa" se referindo à natureza indescritivel da criatura. O filme é tão horripilante que virou um cult, e dá bons sustos mesmo assistido hoje, com os efeitos especiais defazados.

"A Coisa", retratada no filme de 1982.
O filme é baseado em uma famosa estória de ficção científica, "Who Goes There?", escrita por John Campbell. A estória é tão notória que baseou filmes famosos, como "The Thing" e "Invasores de Corpos".

Este filme de 2011 é uma "prequela" (filme contando acontecimentos anteriores) do outro filme. Neste vemos o primeiro grupo de cientistas que entram em contato com  a forma de vida.

Para quem assistiu o filme de 1982, o novo não traz muitas inovações. A estória segue a mesma linha e passa a ser previsível. O filme não tenta esconder a natureza da criatura, o que mata parte do suspense que havia no original.

Os personagens são sem profundidade e morrem tão fácil que não dá para ter nenhuma empatia com deles. A personagem principal é uma mulher, fria e calculista, e tão sem profundidade quanto os outros personagens, o que é contrastante com o personagem paranóico e com instinto de sobrevivência do filme original, MacReady, atuado por Kurt Russel.

Porém, o horror e o clima do original estão todos lá. A equipe de efeitos especiais conseguiram traduzir a criatura para a tecnologia de hoje. Como resultado, vemos uma criatura mais orgânica e fluída, mas igualmente asustadora e grotesca.

"A Coisa", retratada no filme de 2011.
É interessante ver como o filme segue uma outra abordagem em como detectar a criatura. No original, MacReady toma medidas drásticas baseadas em suposição para encontrar as criaturas, enquando neste vemos uma abordagem mais racional.

Ao todo, este filme não adiciona nada ao filme de 1982 e perde muito para quem já conhece a estória, mas não deixa de ser uma adaptação à altura, trazendo o clima e a estória para os filmes atuais.

Segue trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário