.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Filmes de 2011: Compramos um zoológico




Como você se sentiria se o amor da sua vida morresse? Como juntar os pedaços e continuar vivendo?  O novo filme de Cameron Crowe retratou bem a amarga realidade de Benjamin, e sua luta para seguir em frente após a morte de sua esposa.

Trata-se de um filme baseado na vida real de Benjamin Mee, jornalista e escritor, que após a morte de sua esposa, se mudou para um zoologico no interior da Califórnia e teve que enfrentar uma série de obstáculos (financeiros principalmente), para colocar o zoo em ordem, assim como sua vida.

Apesar do tom triste do filme, dificilmente daria para categorizá-lo como um drama, pois há muitos momentos alegres e até bem engraçados. Por outro lado, a interpretação melancólica e sem exageiros de Matt Damon traz uma sensibilidade essencial ao filme, que demonstra que o ator está em seu auge, principalmente quando ele fica relembrando de sua mulher ou quando rola um clima com a Scarlett Johansson. Ele fica hesitante, sem descartar ela totalmente, mas não se jogando imediatamente nesta nova relação, como se pensasse que a verdadeira mulher de sua vida se foi para sempre.

Aliás, o filme traz um elenco bem interessante, como a filha de Benjamin, interpretada pela pequenina, mas graciosa Meggie Elzabeth Jones, que nos presenteia com momentos preciosos.  Alguns já a estão chamando de “a nova Dakota Fanning" (para mim ela seria melhor comparada a atriz Abigail Breslin, que interpretou a Olive em Pequena Miss Sunshine). Por falar em Dakota Fanning, sua irmã, Elle Fanning, que está muito bem no excelente filme Super 8, faz o papel de uma menina bobinha do interior, que fica apaixonada pelo filho do Matt Damon, em uma interpretação também competente e totalmente diferente da apresentada do filme de J.J.Abrams/Spielberg. 

 

Temos ainda John Michael Higgins, como o fiscal do governo, super rigoroso e até excêntrico; Patrick Fugit, que foi protagonista da quase autobiografia de Cameron Crowe, o filme Quase Famosos, mas que neste filme não teve muito espaço; Scarlett Johansson interpretando uma mulher forte, mas sempre evitando ser sexy ou mulher fatal; Angus Macfadyen como o construtor do zoo, com uma interpretação bem marcante, capaz de enfrentar um leão sozinho, mas que terminou sendo mal aproveitado no filme; Thomas Haden Church, como o irmão de Benjamin, aparecendo em muitas cenas divertidas.

Compramos um zoológico não é o melhor filme do diretor, mas é um filme honesto e bem executado, que mostra a emocionante aventura de uma vida real.


Nenhum comentário:

Postar um comentário