.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Filmes de 2011: Ataque ao prédio (Attack the block)



"- Moses, you NINJA!"

Imaginem um filme em que um grupo de garotos faz uma descoberta surpreendente sobre seres de outro planeta. Parece a descrição de algum filme que você assistiu em 2011? Não, não estou falando do filme de Steven Spielberg.

Attack the Block (ou ataque ao prédio) é uma agradável surpresa, do iniciante diretor inglês Joe Cornish, que apesar de trazer alguns elementos do filme Super 8, surpreende bem mais, além de  proporcionar momentos de alta tensão.



A trama envolve um grupo de garotos (praticamente uma gangue) residentes em um subúrbio de Londres, que ao tentar assaltar uma enfermeira, observam um meteoro cair em um carro próximo. Ao se aproximarem, dão de cara com uma criatura bizarra, que ataca o líder do grupo. Revoltado, o “mano” resolve caçar a criatura e quebrá-la na porrada. O que Moses não sabe, é que sua atitude levará a sérias consequências.

Moses, interpretado pelo estreante John Boyega, é sem sombra de dúvidas o ponto central da história, pois todos os personagens estão ligados a ele, como alguém que mantêm o grupo unido e a trama com um objetivo. É interessante notar que o personagem, no desenrolar do filme, vai medindo seus atos e percebendo que é responsável pelos acontecimentos e, por este motivo, tem a obrigação de resolver a situação para proteger seus companheiros e os moradores do prédio.



Em Attack The Block, o humor está misturado muito bem com a ação, sem faltar momentos de tensão muito bem elaborados, que deixam você roendo as unhas ou torcendo pelos garotos. Principalmente, há uma atmosfera de história em quadrinhos muito bem-vinda e que promete transformar esse filme em um verdadeiro cult. A trilha sonora eletrônica ajuda a criar o suspense nos momentos certos, assim como a ambientar os acontecimentos. Ah, e não poderia faltar um rap também.

Adoro a cena em que os garotos, depois de matarem facilmente o primeiro alien e observarem vários outros meteoros caindo do céu,  descem as escadas do prédio correndo e vão em suas casas pegar suas "armas" para iniciar a caça aos monstrengos.

Os efeitos visuais não são nada maravilhosos, mas são suficientes para não estragar a história. Os aliens são praticamente gorilas profundamente pretos, sem olhos e com dentes brilhantes, o que dá um aspecto um tanto fantasmagórico às criaturas.


Edgar Wright (diretor de Shaun of the dead), é amigo do diretor Joe Cornish e foi produtor de Attack the Block, fato que se percebe no estilo característico de seus filmes, presente aqui também. Temos ainda no elenco Nick Frost, único rosto conhecido e ator que normalmente faz filmes de comédia com Simon Pegg    (como Shaun of the dead, Chumbo Grosso e Paul). Aqui ele faz um papel cômico de um traficante que mora na cobertura do prédio.

Joe Cornish foi coroteirista de "As Aventuras de Tintin" e atualmente está escrevendo o roteiro do novo filme da Marvel, “O Homem formiga".

Abaixo, algumas imagens sobre o filme, criadas pelos fãs:





Assista ao trailer do filme:





Nenhum comentário:

Postar um comentário