.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Filmes de 2011: Don't Be Afraid of The Dark

No mais novo filme de Guilhermo Del Toro, Não Tenha Medo do Escuro, com Guy Pearce, criaturas assombram uma casa e um casal com uma menina. O filme se baseia no filme de mesmo nome, de 1973, que virou um cult e um clássico de horror.

Uma coisa aplausível em Guilhermo del Toro é entender o mundo fantástico e fascinante que habita a mente das crianças e interpretar para o mundo adulto, sempre com elementos sombrios e algumas vezes assustadores. Este filme segue a mesma linha.

Conforme mostrado nas primeiras cenas do filme, as criaturas do filme se alimentam de dentes de crianças. Isso mesmo, são criaturas baseadas na estória da "fada dos dentes". Quem se lembra das fadas dos dentes de Hellboy 2, em que Del Toro também é diretor e escritor, sabe daonde veio a inspiração deste novo filme. Em Hellboy 2, as pequenas criaturas, apesar de engraçadinhas, assustam pela sua capacidade de destruição como em uma nuvem de gafanhotos.

A fada dos dentes em Hellboy 2.
Neste novo filme, vemos uma estória mais sombria, com criaturas que, apesar do tamanho, assustam pela sua natureza tão nefasta quanto engenhosa. Seu único ponto fraco é o medo da luz, motivo do nome do título. Como resultado, em nenhum momento sentimos que os personagens estão completamenta a salvos, criando um clima de constante insegurança.

Estes elementos tornam o filme bastante similar a um outro filme, outro cult do terror: O Portal. O filme é sobre um grupo de garotos que descobrem pequenas mas traicoeiras criaturas em um buraco no quintal da casa de um deles. O buraco acaba se revelando nada mais nada menos que uma pequena fenda de um portal para o inferno. O filme é um cult e inspirou inúmeros filmes de terror. Um remake de O Portal está previsto para este ano.

Os pequenos demônios de The Gate (1987)
Este novo filme acaba sendo mais sombrio que O Portal, o que o torna um filme mais assustador. Não há um grupo de crianças combatendo o mal, mas uma família imperfeita e com seus próprios problemas tentando entender o que está ocorrendo.

Não tenha Medo do Escuro certamente possui elementos já vistos em outros filmes de terror. Porém o clima sombrio e fantástico de Guilhermo Del Toro é bem vindo, que acaba por entregar um bom filme de terror com bastante suspense.

Segue o trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário