.

domingo, 3 de março de 2013

Oscar 2013 – Perdi no bolão de apostas!

Michelle Obama conseguiu aumentar o meu desprezo pelo Oscar


Acertei apenas 15 das 24 categorias do Oscar. Analisemos como foram os meus chutes:

Jennifer Lawrence em O lado bom da vida 
(Silver linings playbook)
Filme: Perdi. =( Acho que com exceção da crítica comprada e alienada, a maioria apostava em Lincoln por motivos óbvios: foi o filme de maior faturamento, maior número de indicações, dirigido por um diretor de blockbuster que todo mundo gosta e com um ator igualmente admirado. Conte-se também que o filme revive os momentos dramáticos do fim da escravidão nos EUA, bem como conta a vida dos últimos meses de um dos homens mais admirados e citados da história ocidental. Não me dei conta do constrangimento político que o filme A hora mais escura provocara, então, para provar que a CIA não é tão feia quanto a realidade, aparece a primeira-vadia primeira-dama dos EUA para premiar Argo. Evidente que foi um prêmio político para limpar a ficha suja da CIA e das forças armadas norteamericanas. Tecnicamente, A hora mais escura foi o melhor filme mas, e daí, não é só de dinheiro, lógica ou de sentimentos que vive a Academia de Hollywood, mas também de satisfazer interesses americanos. Premiar A hora mais escura poderia fomentar uma onda internacional contra a presença das forças americanas em seus países.

Anne Hathaway em Os miseráveis (Les misérables)
Ator principal: Perdi. =( Votaria em Hugh Jackman (Os miseráveis) pela boa surpresa que ele provocou, mas fiquei satisfeito com a premiação de Daniel Day-Lewis (Lincoln), o primeiro ator a ser premiado três vezes. Queimei a língua por achar que Bradley Cooper (O lado bom da vida) faturaria a estatueta, o que me vem uma outra teoria: a maioria dos eleitores devem ser homens, pois quando se trata de ator votam no mais competente, se for atriz votam na mais gostosa.

Atriz principal: Ganhei! =D Nessa acertei em cheio: a linda, tesuda, bonita e gostosona Jennifer Lawrence (O lado bom da vida) ganhou por atiçar o desejo dos machos. Votaria em Jessica Chastain (A hora mais escura) mas aceitaria numa boa se Emmanuelle Riva (Amor) ganhasse.

As aventuras de Pi (Life of Pi).
Ator coadjuvante: Perdi. =( Surpreso com a premiação do alemão Christoph Waltz (Django livre). Não que ele seja ruim, mas Leonardo DiCaprio e Samuel L. Jackson eram personagens muito mais marcantes e odiáveis, entretanto estes nem indicados foram. Talvez porque alguns entenderam o filme como ofensivo aos negros, então premiaram o personagem antirracista. Votei em Philip Seymour Hoffman (O mestre).

Atriz coadjuvante: Ganhei! =D Este meu lado piegas não nega que é bom chorar no cinema! =) Anne Hathaway (Os miseráveis) mereceu mesmo, mas ficaria satisfeito se Amy Adams (O mestre) ganhasse.

Valente (Brave)
Direção: Ganhei! =D Ora, um filme bem feito é um filme bem dirigido. Não é à toa que dos 85 filmes que venceram a categoria principal 62 ganharam também por melhor direção. A hora mais escura não concorreu nesta categoria, nem Argo, sobraria então pra Lincoln. Não sei o que se passa na cabeça dos eleitores da Academia, mas chutei Ang Lee e acertei. O meu critério foi por As aventuras de Pi ter sido o filme mais caro entre os indicados, além de ter belíssimas imagens. Saber que o filme foi feito quase todo em cima de um tanque também foi uma curiosidade interessante, o que também sugere que saber como o filme foi feito pode indicar o merecimento, caso a produção tenha sido muito cara, muito difícil ou muito criativa.

Amor (Amour)
Roteiro original: Perdi. =( Votei em A hora mais escura por ingenuidade mesmo, por não ter me dado conta do desconforto que causou aos EUA. Então quem ganhou foi Django livre, talvez para demonstrar que os negros sofridos do passado não foram esquecidos... vai entender! De qualquer forma, fiquei satisfeito.

Roteiro adaptado: Perdi. =( A Academia não premia filme que se apega ao livro. Premia aquele que fez mais sucesso. Ponto. Então qual a razão de Lincoln não ter vencido? Votei em O lado bom da vida por considerar o mais comercial dos filmes, inclusive faturou mais do que o filme de Spielberg em termos proporcionais. Enfim, a Central de Inteligência Americana vence de novo: Argo.

Keira Knightley é Anna Karenina
Longa de animação: Ganhei! =D Creio que Valente venceu não exatamente por ter sido o filme mais caro, mas por ter feito o melhor marketing. Vi comerciais de Valente durante meses! Mas Detona Ralph foi quem verdadeiramente me conquistou.

Filme estranheiro: Ganhei! =D Tava mais do que óbvio que o vencedor seria Amor, pois os outros filmes não concorriam a outras categorias e acho que quase ninguém viu o excelente chileno No. Dos outros três concorrentes só consegui baixar o dinamarquês O amante da rainha porque, pelo jeito, nem deve estrear em Recife.

007 - Operação Skyfall (Skyfall)
Fotografia: Ganhei! =D Não vi Anna Karenina, mas votei em As aventuras de Pi mais uma vez pelos números de seu orçamento e faturamento. Vence aquele filme mais lembrado, e é mais lembrado o mais visto. Comparação: As aventuras de Pi faturou 9 (eu disse nove!) vezes Anna Karenina. Simples assim!

Edição: Perdi. =( Pelos mesmos motivos que perdi em roteiro original, onde o ganhador foi mais uma vez o governo americano: Argo.

Produção de design: Perdi. =( Votei em Anna Karenina mesmo sem ter visto, apenas porque li em algum lugar que o cenário era bonito. Lincoln venceu.

A hora mais escura (Zero dark thirty)
Figurino: Ganhei! =D Votei em Anna Karenina mesmo sem ter visto, apenas porque li em algum lugar que o figurino era bonito.

Maquiagem e cabelo: Perdi. =( Não vi Hitchcock mas votei em O hobbit – Uma jornada inesperada porque é um filme beeeem fantasioso. Mas nem pra isso Peter Jackson serviu! Creio que o efeito Anne Hathaway influenciou e Hugh Jackman também é mais bonito sem ser Wolverine.

Trilha sonora original: Ganhei! =D Votei em As aventuras de Pi, pois segui os comentários, falaram bem de uma trilha que nem prestei atenção. Nem precisava ver Anna Karenina.

Searching for Sugar Man
Canção original: Ganhei! =D O sucesso de Adele em 007 – Operação Skyfall já indicava que só tinha ela mesmo. Nem precisava ver o documentário Chasing Ice nem a comédia Ted, provando mais uma vez que vence aquele que é mais visto e ouvido. E desde quando um documentário tem apelo comercial?

Mixagem de som: Perdi. =( Ninguém sabe o que é isso, mas votei em filme que tem boas explosões, o filme de ação 007 – Operação Skyfall. Nessa categoria geralmente ganha filme de bomba. Estranhamente, quem venceu foi Os miseráveis!

Edição de som: Ganhei! =D Votei em A hora mais escura, mas poderia ter sido As aventuras de Pi ou Django livre. Percebi que vence essa categoria aqueles filmes em que até os sons mais sutis, como o de uma brisa, você ouve. Mas o prêmio foi compartilhado entre A hora mais escura e 007 – Operação Skyfall.

Inocente
Efeitos visuais: Ganhei! =D Poderia pensar logo em analisar os orçamentos e faturamentos dos filmes, mas ao invés disso votei em As aventuras de Pi. Nem precisei ver Branca de Neve e o caçador.

Longa documentário: Ganhei! =D Gente, quem vai pro cinema ver documentário? Só gente cabeça ou que entrou na sala pensando em se divertir, achando que todo filme é romance, ação ou aventura. Acho que nenhum estreou no Brasil ainda, pelo menos não em Recife! Fui na net e pesquisei qual deles foi o mais premiado em outros festivais de cinema: Searching for sugar man. Foi batata!

Curfew
Curta documentário: Ganhei! =D Se longas de documentário quase ninguém vê, imagina um curta! Pesquisei quem ganhou mais prêmios e acertei: Inocente.

Curta de animação: Perdi! =( Votar no mais premiado não deu certo. Eu só vi um deles, Paperman, porque ele passava antes de Detona Ralph. Pelo jeito, os eleitores do Oscar também só conheceram esse e votaram nele. Mas vejam que estranho: Paperman só tinha um prêmio, enquanto Head over heeds tinha cinco prêmios e duas indicações. Imagino que deve custar caro conseguir licença para divulgar um curta passando antes do filme principal nas grandes salas de cinema para o público em geral.

Curta: Ganhei! =D Aqui ninguém vê esses curtas mesmo, só votei no mais premiado, Curfew, e deu certo! =)

Enfim, não foi dessa vez! =/

Nenhum comentário:

Postar um comentário