.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Oscar 2013 - Ator Principal, prêmio para o mais cuti-cuti

A premiação do Oscar envolve a participação de uns cinco mil eleitores, em duas fases. Na primeira fase cada eleitor vota na categoria em que é especialista, atores votam em atores (ou seja, votam em si mesmos ou nos amiguinhos), na segunda fase, quando já se sabe os cinco mais votados, todos votam nos que consideraram melhores.

Isso explica a incrível tendência mercadológica do Oscar. Enquanto no Festival de Cannes é um jurado que premia o que eles consideraram como melhor ator do ano, no Oscar a eleição é bem parecida com eleição pra cargo político: vence quem tiver mais carisma, se relacionar melhor e fizer a melhor campanha.

Este ano, dos cinco personagens principais três têm problemas psiquiátricos.

Comentemos sobre os indicados:

Cuti-cuti, sua margarina mais gostosa!
Bradley Cooper, 38 anos, pelo personagem Pat, de O lado bom da vida (Silver linings playbook, 2012). O Phil de Se beber, não case! (The hangover, 2009) concorreu ao Globo de Ouro 2013 na categoria ator de comédia/musical mas perdeu pra Hugh Jackman que, verdade seja dita, o Wolverine atuar bem num musical foi uma grande surpresa. Esta é sua primeira indicação ao Oscar, e também foi indicado no BAFTA deste ano, mas um festival que também indica Ben Affleck não pode ser levado muito a sério. O trabalho dele como um homem com perturbações psiquiátricas foi bem feito, mas arrancava mais risadas do público do que reflexões sérias sobre a exclusão social dos que sofrem psicopatias. Então, a única razão para ele estar aqui é que ele é bonitão, carismático e um objeto de desejos eróticos de muita gente. Perfeito para fazer comerciais de margarina.



Feio
Daniel Day-Lewis, 55 anos, pelo personagem Abraham Lincoln, de Lincoln (2012), uma cinebiografia sobre os últimos meses de um dos homens mais admirados da história ocidental. O premiadíssimo ator já ganhou dois Oscar – Sangue negro (There will be blood, 2007) e Meu pé esquerdo (My left foot, 1989) e foi indicado outras duas vezes – Gangues de Nova Iorque (Gangs of New York, 2002) e Em nome do Pai (In the name of the Father, 1993). Admirado no mundo inteiro, o cara interpreta bem e sabe o que tá fazendo. Por este papel foi eleito o melhor ator pelo Sindicato dos Atores e ganhou também o Critic's Choice e o Globo de Ouro (categoria Drama), mas ele não é lá essas coisas de beleza, logo...



Feio


Denzel Washington, 58 anos, pelo personagem dependente químico, Whip Whitaker em O voo (Flight, 2012). Também já ganhou dois Oscar – Dia de treinamento (Training day, 2001) e Tempo de glória (Glory, 1989) e foi indicado outras três vezes Hurricane, o furacão (The hurricane, 1999), Malcolm X (1992) e Um grito de liberdade (Cry freedom, 1987). O prolífico ator faz tudo quanto é filme, sendo difícil um cinéfilo passar um ano sem ter visto o rosto dele na telona, mas ele tá longe de ser um modelo, logo...







Interpretação surpreendente!


Hugh Jackman, 44 anos, pelo personagem Jean Valjean, no musical Os miseráveis (Les misérables, 2012). Primeira indicação ao Oscar, o ator venceu o Globo de Ouro pelo papel na categoria Comédia/Musical. Além dos americanos serem fãs de musicais, é inegável que ele se superou e foi uma agradável surpresa ver o mesmo cara do Wolverine cantando e emocionando a plateia numa estória carregada de drama e tragédia humana (chorei que só!!!). Visto que ele é objeto de sonhos eróticos de muita gente e tem o tipo ideal pra fazer comercial de academias de ginástica e suplementos alimentares, é o único concorrente de Bradley Cooper.

 

Feio
Joaquin Phoenix, 38 anos, pelo personagem Freddie Quell em O mestre (The master, 2012). O ator interpretou visceralmente um marinheiro com sérias perturbações emocionais nos EUA do final dos anos 40. É sua terceira indicação ao Oscar – Johnny & June (Walk the line, 2005) e Gladiador (Gladiator, 2000). O cara é muito talentoso, sempre interpreta com profundidade, mas só se destaca em personagens malvados ou desequilibrados, além disso, o problema maior é que ele é feinho, tadinho... não que ele se pareça com o boneco Chuck, mas não é muito fotogênico não.

Meu voto: Hugh Jackman
Quem eu acho que vai vencer: Bradley Cooper, porque ele tá super cuti-cuti.

Um comentário:

  1. só acho que, os atores tem consciência que estão votando não pelo "amigo" ator, mais sim, pela desenvoltura do personagem . Prefiro acreditar na sã consciência dos eleitores ! :p

    ResponderExcluir