.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Trailer- John Carter

O capitão confederado John Carter é misteriosamente transportado para um outro mundo, Barsoom, onde vive uma aventura fantástica.

O filme se baseia no livro "A princesa de Marte", uma novela de fantasia e ficção escrita por Edgar Rice, criador de Tarzan. A série Barsoom foi a maior obra de Edgar Rice depois de Tarzan, e conta a estória de um confederado americano que é transportado para Barsoon, uma visão fantasiosa de Marte povoada com vida. Em "A princesa de Marte", diversas nações lutam pelo controle do planeta. Aos poucos se descobre que o planeta está morrendo por falta de água e atmosfera, e com todos preocupados pelo poder resta a John Carter salvar a vida no planeta.

Ao ver os trailers não pude evitar de comparar o filme com Avatar, onde um humano entra em um mundo fantástico e passa a ser visto pelos nativos como o salvador. Avatar é um filme muito bem feito com incríveis efeitos especiais e cenas de ação, mas uma estória pobre e previsível. Pouco é mostrado sobre Pandora e a sociedade dos Na'vi.

John Carter por outro lado é baseado em um livro de uma saga, e possui bastante material para aprofundar o mundo de Barsoom e se tormar um épico. Os visuais lembram bastante A primeira trilogia (a mais nova) de Star Wars.

Civilização Barsoomiana: do primitivo ao futurístico.

Porém é muito dificil ver filmes que se tornam épicos hoje em dia. Seja pela duração de 2 horas, que não dá tempo para se aprofundar na estória do mundo sendo contado nem focar a estória em mais de poucos personagens, seja pelo gosto do público, que em geral prefere cenas de ação que uma estória bem contada. As estórias de Edgar Rice também são conhecidas por se focar mais em cenas de ação e não se levar muito a sério.

John Carter enfrentando uma dupla de símios-brancos-marcianos.

Porém, um ponto negativo é a visão americana do filme. O herói é bom porque é um capitão das forças confederadas norte-americanas. Isso não funciona fora da cultura norte-americana, porque ninguem se lixa o que é exército confederado. Apesar de não ser culpa do filme, mas da estória original de Edgar Rice, se basear muito na cultura americana torna o filme mais tolo e é conhecido por diminuir o valor do filme, como vemos em filmes como "A lenda do Tesouro Perdido" ou "Jonah Hex".

John Carter parece ser como as boas e velhas séries de ficção científica, que não se levam muito a sério mas possui boas cenas de ação. Mas é bom ver uma estória no estilo das estórias "Flash Gordon" com os efeitos especiais de hoje. É o que John Carter parece: um cruzamento de "Flash Gordon" com "Conan".

John Carter promete ótimas cenas de ação e um ambiente de fantasia interessante, mas não é bom esperar uma estória boa e um épico para não se descepcionar.

Seguem os trailers.

Trailer 1:



Trailer 2:

Nenhum comentário:

Postar um comentário